A agência do Itaú BBA de Passo Fundo conta com um completo sistema de automação, que permite o monitoramento e controle da iluminação, energia elétrica e climatização. A climatização é Daikin e se comunica com a automação através de interface Modbus RTU, funcionando de forma integrada. O protocolo Modbus RTU é utilizado ainda para comunicação com multimedidores de energia, instalados em todos os quadros elétricos, e com o nobreak que alimenta as cargas críticas do local.
As principais variáveis do sistema estão disponíveis na interface do sistema. Essas variáveis são também compartilhadas com uma central remota de monitoramento, via BACnet. Nos quadros elétricos, os multimedidores permitem monitorar o consumo de energia em cada quadro, bem como sinalizar possíveis problemas, como quedas de energia e outras instabilidades. Sensores também monitoram o estado dos disjuntores gerais e outras chaves de manobra, facilitando o suporte remoto e a identificação de problemas. A rede elétrica estabilizada também é monitorada através da comunicação com o nobreak, que permite a visualização imediata de qualquer alarme e alerta de manutenção. Os alertas também são registrados nos equipamentos de ar-condicionado, que são acompanhados individualmente através do sistema da Daikin.
Controle e eficiência energética:
O ambiente pode ser controlado remotamente, ligando e desligando luzes, acionando os equipamentos de ar-condicionado, criando cenas, modificando programações, etc. O controle pode ser feito diretamente ou através de rotinas horárias. O sistema conta também com sensores de presença que permitem o aprendizado do melhor momento para desligamento dos equipamentos, com base nos padrões de ocupação. Esses sensores permitem ajustar o modo de operação do ar-condicionado nas salas de reunião de acordo com o seu uso, reduzindo o consumo de energia sem comprometer o conforto.
Monitoramento e segurança:
Como as principais variáveis dos equipamentos são lidas constantemente, é possível detectar imediatamente possíveis falhas e programar as manutenções. Os sistemas (iluminação, ar-condicionado, etc.) contam também com estratégias de redundância, que permitem o uso dos equipamentos mesmo em caso de falha na automação. Em caso de emergência, o sistema de alarme de incêndio envia para a automação um sinal que desativa imediatamente as unidades de ar-condicionado, desliga a renovação de ar e fecha os dutos, reduzindo a entrada de oxigênio no local. Em caso de falha na energia, o sistema de automação possui nobreak próprio com capacidade para mais de 3 horas, garantindo que as informações do evento sejam acessíveis para que sejam tomadas as devidas providências.
Proprietário: Itaú BBA
Finalidade: Escritório
Localização: Passo Fundo – RS
Equipe:
GERENTE DE PROJETO/RESPONSÁVEL TÉCNICO: Stevan Chimite
PROJETO E PROGRAMAÇÃO: Stevan Chimite
DESENHOS E DOCUMENTAÇÃO: Usina C4
INSTALAÇÃO E MONTAGEM: M.A.Saul, PBA Engenharia, Usina C4
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Converse com a gente